ABP estabelece termos para cooperação entre os Acadêmicos de Medicina, as Ligas de Psiquiatria, os Residentes de Psiquiatria e o ABP Comunidade, para o ano de 2013.

O abaixo se encontra temporariamente suspenso:
Dia 24 de Outubro durante o XXXI CBP, o ABP Comunidade fará uma reunião com os 
acadêmicos de medicina e os residentes de psiquiatria às 9 e as 14 horas, 
respectivamente, para renovar o presente acordo de colaboração para 2014.
Vocês, acadêmicos de medicina e residentes de psiquiatria, estão "convocados" 
para a reunião.
Ainda, sobrará tempo para os estudantes discutirem entre si outros temas de 
interesse comum a categoria.
Aguardamos por vocês.

x ——————————————————————————– x

Temos visto nos últimos Congressos Brasileiros de Psiquiatria (CBP) um crescente interesse dos estudantes em participar mais ativamente da vida científica e associativa da ABP. Às já tradicionais atividades de Residentes de Psiquiatria somaram-se encontros e debates com os acadêmicos de medicina e suas Ligas de Psiquiatria.  De sua parte, a ABP acredita que os estudantes interessados em psiquiatria podem ampliar o alcance das ações que a ABP tem realizado junto a comunidade, em especial com os temas abarcados pelo segmento ABP-comunidade. Por este motivo resolvemos estabelecer alguns termos de cooperação que tragam benefícios a todos os envolvidos. As premissas, os interesses e os termos desta parceria de cooperação passam a ser os seguintes:

Premissas

  • A presente proposta de parceria é válida para Acadêmicos de Medicina, preferentemente vinculados a uma Liga de Psiquiatria de sua Faculdade, e para Residentes de Psiquiatria. Todos regularmente matriculados e cursando os respectivos cursos.
  • Toda proposta ou material a ser enviado para análise da ABP deverá passar previamente pelo crivo de um psiquiatra membro da ABP e que tenha vínculo acadêmico com o proponente.
  • Todo e qualquer material enviado para a ABP passará a pertencer a ABP e será divulgado como material da ABP, ou seja, sem citar o(s) nome(s) dos responsáveis por sua criação (ver p.ex., http://www.abpcomunidade.org.br/site/?p=249).
  • Todo acadêmico ou residente que desejar participar do presente termo de cooperação deverá ser seguidor ativo do ABP-comunidade no Facebook.
  • O presente termo de cooperação dá-se por encerrado com o término do CBP de 2013, podendo ser renovado para o ano seguinte após uma análise de seus termos e resultados.
  • Os Acadêmicos de Medicina, as Ligas de Psiquiatria, os Residentes de Psiquiatria e a ABP são entidades independentes, ou seja, não existe a mínima ingerência de uma sobre a outra e vice-versa. Assim, nenhum deles poderá certificar ou ratificar de ante-mão eventos ou declarações de qualquer outro nem usar a logo ou o nome do outro sem uma autorização prévia e documentada.
  • O presente termo não implica em qualquer tipo de subordinação ou vínculo de trabalho entre as partes, visa somente plasmar os interesses das entidades envolvidas assim como nortear e especificar as contrapartidas por ações que possam vir a serem tomadas.
  • As entidades envolvidas poderão se fazer representar por algum comitê, desde que o mesmo seja eleito entre seus pares por via democrática.
  • Todos aqueles que resolverem participar do presente acordo de cooperação o farão por livre iniciativa e poderão afastar-se do mesmo em qualquer momento e sem precisar apresentar justificativas para tal.

O que a ABP gostaria de receber das outras partes e quanto pontuaria cada uma destas colaborações:

  • Um artigo p/ o ABP-comunidade (aceito), a semelhança de, p.ex.,
    http://www.abpcomunidade.org.br/site/?p=249 = 01 crédito;
  • Atualização/melhoria de 03 artigos, já publicados no ABP-comunidade = 01 crédito;
  • Um artigo (de psiquiatria e de interesse da ABP) para a Wikipedia, a semelhança, p.ex., de http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_reforma_psiqui%C3%A1trica_no_Brasil = 01 crédito;
  • Atualização/melhoria de 03 artigos, já publicados na Wikipedia = 01 crédito;
  • Um slide-kit (para palestra na comunidade) publicado no YouTube (com audio), acompanhado da respectiva palestra na comunidade (tudo aceito e acordado de antemão com a ABP) = 02 créditos;
  • Publicação de um vídeo (de psiquiatria e de interesse da ABP) no YouTube (p.ex.: http://youtu.be/XKwy6pj9KLk) =  01 crédito, para cada minuto de conteúdo (descontados tempo de créditos, letreiros, etc);

 

O que a ABP oferece em troca:

  • Para cada 03 créditos acumulados por acadêmico ou residente, a ABP oferecerá uma (01) inscrição no CBP ou uma (01) anuidade da ABP (no caso dos residentes);
  • Para os membros da Liga do local que for sede do CBP (em 2013, Curitiba), a ABP oferecerá uma (01) inscrição no congresso para aquele Acadêmico de Medicina ou Residente de Psiquiatria que colaborar de forma ativa e documentada (num mínimo de 15v horas) em atividades que contribuam para o sucesso do CBP (a ser determinada pela ABP ou pelos membros locais da COMOR) .

Ademais, a ABP oferecerá gratuitamente, sem a necessidade de créditos para troca, o seguinte:

  • Uma sala, por 2 horas, para reunião dos Acadêmicos de Medicina e suas Ligas de Psiquiatria, em horário que for de melhor conveniência para os organizadores do CBP;
  • Uma sala, por 2 horas, para reunião dos Residentes de Psiquiatria, em horário que for de melhor conveniência para os organizadores do CBP.

Sendo o que tínhamos para informar, deixamos aqui nossos votos de sucesso e vida longa para esta parceria.